• Angelo Davanço

Fanzine Camaleão Candango - Rock de Brasília


No início de 2019 fui convidado pela produção do João Rock para coordenar o projeto de edição de um fanzine especial sobre o rock de Brasília, tema do Palco Brasil do festival neste ano. Em março era lançado o Camaleão Candango, zine de 40 páginas que faz um passeio pela música da capital federal, desde a sua fundação, com as bandas de iê iê iê, passando pela explosão criativa da Turma da Colina, a geração seguinte, chamada de Baré Cola, outros estilos musicais, até chegar à novíssima safra do rock brasiliense.


A partir de pesquisas e entrevistas que fiz com músicos, jornalistas e produtores, foram criadas histórias em quadrinhos inéditas, produzidas por artistas gráficos de Ribeirão Preto e região, mostrando curiosidades sobre os primeiros shows das bandas.


Os corres da polícia, o nervosismo da primeira vez no palco, os ensaios improvisados, perrengues do início da carreira e outras histórias viraram HQ pelos traços de Vitor Pandão (Plebe Rude), Vinil (Legião Urbana), Alex Soares (Capital Inicial), Alexandre Nascimento (Raimundos), João Edno Jr. (Natiruts), Karen Fagu (Scalene), e Lucas Lourenço (Tribo da Periferia, Os Primitivos, Hamilton de Holanda e Renata Jambeiro). A produção do zine é de Felipe Ungaretti e a direção de arte é de Bruno Grillo.


O “Camaleão Candango” foi lançado em Brasília, durante o evento de apresentação do lineup do João Rock 2019, e está disponível aqui para ler e baixar.


Alex Soares, Angelo Davanço e Lucas Lourenço (Foto: JF Pimenta/Tribuna Ribeirão)

0 visualização

© 2020-2019 por Angelo Davanço