© 2020-2019 por Angelo Davanço

  • Angelo Davanço

Marcelo Tas, o curioso, na revista Empreende


A edição número 6 da revista Abeeon Empreende, publicada em setembro/outubro de 2019, traz como matéria de capa uma entrevista que fiz com o jornalista, engenheiro, aspirante a aeronauta e eterno professor Tibúrcio, Marcelo Tas.


Marcelo Tristão Athayde de Souza poderia ser um oficial da Força Aérea Brasileira (FAB) ou ter seu nome estampado em placas de grandes obras, mas ele apostou no acrônimo de seu sobrenome para se tornar um dos comunicadores mais conhecidos do Brasil. Nascido em Ituverava, na região de Ribeirão Preto (SP), no dia 10 de novembro de 1959, Marcelo Tas está prestes a chegar aos 60 anos e carrega na bagagem experiências que ajudaram a moldar sua carreira na mídia e um desejo imenso de estar sempre atento às novidades do mundo.


Quando saiu de sua cidade natal, aos 15 anos, para fazer o colégio da FAB em Barbacena, no interior mineiro, não imaginava que a vontade de desvendar novos saberes o levaria a São Paulo, onde fez o curso de Engenharia Civil na Faculdade Politécnica da USP. Foi na Poli que Marcelo começou a se envolver com o jornal do grêmio estudantil, empregando uma de suas características mais marcantes: as coisas da vida política tratadas com uma grande dose de humor.


"Eu sempre fui muito curioso. Creio que esta é uma virtude que a gente deve perseguir"

E lá foi ele, levado por sua curiosidade, até a televisão. O Tas do repórter Ernesto Varela, da bancada do CQC, das entrevistas do Provocações, da magia do Rá-tim-bum. O Tas do Professor Tibúrcio. “As pessoas me param até hoje nas ruas por causa do Professor Tibúrcio. No meu top five particular de personagens, ele é o número um”, revela o ator, apresentador, roteirista, diretor e escritor, com o nome sempre ligado às coisas da tecnologia, que ele tanto gosta de acompanhar, desde os tempos em que aprendeu a usar uma máquina de escrever.


Leia a entrevista completa na revista Abeeon Empreende

12 visualizações